quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

The Great One: 50 anos do mito, Parabéns Wayne Douglas Gretzky



Há exatos 50 anos nascia em Brantford, Ontário, o maior jogador da história do hóquei.

Indianapolis Racers - 1978 - Seu primeiro contrato foi assinado com os Indianapolis Recers (WHA), com apenas 17 anos, lá fez 8 jogos, 3 gols e 3 pontos. Como seu salário era muito grande e a franquia não vivia uma boa saúde financeira ele foi trocado para os Edmonton Oilers, mesmo assim acabaram falindo 17 jogos depois. A marca do seu curtíssimo período em Indianapolis é que fez seu primeiro gol profissional no quinto jogo, contra os Oilers, seu segundo gol veio 4 segundos depois.

Edmonton Oilers - 1978-1988 - Foi onde ele virou o mito que é, conquistou 4 Stanleys Cups lá, conseguiu 49 records, um o que também é um record. Conseguiu coisas impressionantes como quebrar a marca de Maurice Richard (44-45)e Mike Bossy (80-81)de 50 gols em 50 jogos, na verdade, em 81-82 ele fez 50 gols em 39 jogos. Não foi logo que chegou que foi disputar a SC, apenas em 83, quando foram enfrentar o então tri-campeão (80-82-82)New York Islanders de Mike Bossy e companhia, deu Isles em 83. Já em 84 a história foi diferente, novamente Oilers-Isles na final, mas desta vez a equipe de Alberta levou a Stanley Cup. Gretzky não era o único grande jogador com o nome a ser gravado, junto com ele estavam Mark Messier, Glenn Anderson, Jarri Kurri, o defensor Paul Coffey e o goleiro Grant Fuhr. Resumindo os Oilers eram uma máquina, que foi campeã com The Great One em 84, 85, 87 e 88. Década extremamente canadense, em 86 a SC foi para Montréal Canadiens e em 89 foi para Alberta, mas para os Calgary Flames.

The Trade - Logo após conquistar a Stanley Cup de 88, Gretzky foi surpreendido com a informação que poderia ser trocado, já que os donos dos Oilers precisavam de dinheiro. Kings, Red Wings, Rangers e Canucks eram os mais interessados. O trade interessava aos Oilers, mas não só a eles, um trade do maior jogador movia toda a liga. NHL gostaria muito que o mercado do hóquei crescesse, Detroit e Rangers como times de original six já eram grande, Canucks por ter povo apaixanado por hóquei também já gerava bastante para a NHL. Era necessário levar o hóquei para os lugares mais quentes. Assim, foi trocado para os Los Angeles Kings com mais dois jogadores dos Oilers, por dois jogadores, 15 milhões de dólares e 3 primeiras escolhas no draft.

Los Angeles Kings - 1988-1996 - E Gretzky foi para terras quentes. Fez playoffs em 89,90,91,92 e 93. Em 93 chegaram a final, até hoje a única vez na franquia, mas foram parados pelos Canadiens e Roy. Ganharam o primeiro jogo, mas aí o fantasma do forum entrou em ação, três vitórias seguidas dos Habs na prorrogação (naqueles playoffs foram 10 vitórias seguidas na prorrogação) e o quinto jogo, um 4-1 para os Canadiens no qual Gretzky não conseguiu dar nenhum chute à gol. Depois desse ano, os Kings só voltaram a fazer os playoffs em 98.

St. Louis Blues - 1996 - Dia 29 de fevereiro os Blues fizeram um dos trades mais importantes de sua história, foi trocado por 3 jogadores e dois draft picks, logo que chegou virou capitão. A ideia dos Blues era de ele fazer uma super dupla com Brett Hull. Não deu certo. Dia 22 de julho ele assinou com os Rangers como free agent.

New York Rangers - Chegou em NY com um belo e antigo companheiro, Mark Messier. Atuaram juntos na temporada 96-97. Levaram os Rangers até a final do Leste, quando os Philadelphia Flyers levaram a série em 5 jogos. Mas na offseason de 97 Messier foi para os Vancouver Canucks e a dupla se desfez. Nas duas seguintes temporadas Rangers não foram para os playoffs, em 98-99 Gretzky não teve uma temporada boa, 70 jogos jogados e apenas 9 gols e 53 assistências. Decidiu se aposentar. Seu último jogo no Canadá foi contra os Ottawa Senators, empate 2-2, ele foi escolhido como 1a, 2a e 3a estrela do jogo, que eu saiba, só Maurice Richard fez isso quando fez 5 gols e 4 assistências depois de fazer mudança em casa no mesmo dia. Seu último jogo foi no Madison Square Garden, dia 18 de abril na derrota contra os Pittsburgh Penguins por 2-1. Fez um ponto no jogo.

Fatos interessantes:
- A camisa 99 de Wayne Gretzky foi retirada em toda a liga.
- Tem 1487 jogos da NHL, 894 gols, 1963 assistências, para 2857 pontos.
- Seu número de assistências supera o número de pontos de qualquer jogador.
- Tem 208 jogos de playoffs, 122 gols, 260 assistências, para 382 pontos.
- Ganhou três Canada Cups.
- Participou das Olipíadas de 1998, não conseguiu medalhas e não fez nenhum gol.
- Ele era foda bagarai.
http://www.youtube.com/watch?v=ns6S4e-OZCg&feature=related

Um comentário:

  1. gretsky verdadeiramente um mito

    mas porra, se a camisa dele ninguem pode usar na liga, que façam o mesmo para o maurice richard!

    ResponderExcluir